DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

METODOLOGIA DA PESQUISA SOCIAL I

CÓDIGO - 568014
CARGA HORÁRIA - 2 créditos - 34 h/a.
DOCENTE: Prof. Msc. Francisco Beckenkamp Vargas

EMENTA: Esta disciplina tem como objetivo oferecer uma formação básica sobre o processo de investigação em Ciências Sociais, com ênfase nos instrumentos teóricos e metodológicos necessários à formulação e redação de um projeto de pesquisa na temática sociedade, política e desenvolvimento regional.
UNIDADES E ASSUNTOS
I Introdução à questão da pesquisa nas ciências sociais. II Apresentação oral e escrita do que os(as) alunos(as) pretendem investigar e dos motivos que os conduziram a tal escolha. III Apresentação das linhas e dos projetos de pesquisa em andamento no Instituto de Sociologia e Política no intuito de possibilitar o contato com as principais áreas e temas de investigação disponíveis. IV Realização individual de atividades para a construção do projeto de investigação: a seleção de um tema de pesquisa, o levantamento e a leitura da bibliografia pertinente, a escolha e o trabalho exploratório do terreno, a delimitação do objeto e do problema de investigação

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
KAPLAN, A. A Conduta na Pesquisa. São Paulo, EPU/EDUSP, 1975.
KUHN, T. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo, Perspectiva, 1987.
POPPER, K. Lógica das Ciências Sociais. Rio de Janeiro, UnB/Tempo Brasileiro, 1978.
BACHELARD, G. O Novo Espírito Científico. São Paulo, Nova Cultural, 1988.
SELLTIZ, et al. Métodos de Pesquisa nas Relações Sociais. São Paulo, EPU, 1975.
MILLS, W. Do Artesanato Intelectual. In A Imaginação Sociológica. Rio de Janeiro, Zahar, 1980. P. 211-243.
BECKER, H. Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo, Hucitec, 1997.
BOURDIEU, P. CHAMBOREDON, J.C PASSERON, J.C. A Profissão de Sociólogo: preliminares epistemológicos. Petrópolis, Vozes, 2002.
PASSERON, J-C. O Raciocínio Sociológico. Petrópolis, Vozes, 1995.
CHAMPAGNE, Patrick, LENOIR, Remi, MERLLIÉ, Dominique, PINTO, Louis. Iniciação à Prática Sociológica. Petrópolis, Vozes, 1998.
HAMMERSLEY, Martyn, ATKINSON, Paul. Etnografia. Métodos de Investigación. Barcelona, Paidós, 1994.

METODOLOGIA DA PESQUISA SOCIAL II

CÓDIGO -
568015
CARGA HORÁRIA - 2 créditos - 34h/a.
DOCENTE: Prof. Dr. Wilson José Ferreira de Oliveira

EMENTA: O objetivo dessa disciplina é fornecer os instrumentos teóricos e metodológicos necessários para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), enfatizando os procedimentos de análise e de interpretação do material coletado, bem como o processo de elaboração e de redação final de seu trabalho de conclusão
UNIDADES E ASSUNTOS
I - Considerações Teóricas e Metodológicas Sobre o Trabalho de Campo; II - Procedimentos de Exploração do Terreno: a) História Social; b) Registros Estatísticos, Documentos, Artigos de Jornais; c) Observação Participante; d) Questionários; e) Entrevistas; f) Biografias e Histórias de Vida; III - Trabalho de Campo; IV - Relatório Final

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BECKER, H. Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo, Hucitec, 1997.
BESSON, J. L. (org.) A Ilusão das Estatísticas. São Paulo, Unesp, 1995.
BOURDIEU, P. CHAMBOREDON, J.C PASSERON, J.C. O Racionalismo Aplicado. A Profissão de Sociólogo: preliminares epistemológicos. Petrópolis, Vozes, 2002, p. 73-86.
BOURDIEU, P. Introdução a uma Sociologia Reflexiva. In: O Poder Simbólico. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1998, p. 17-58.
BOURDIEU, P (coord.). A Miséria do Mundo. Petrópolis, Vozes, 1997.
BOURDIEU, P. A Ilusão Biográfica. In: Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Campinas, Papirus, 1996, p. 74-82.
CHAMPAGNE, P. et al. Iniciação à Prática Sociológica. Petrópolis, Vozes, 1996.
ELIAS, N. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1998.
FOOTE-WHITE, W. Treinando a Observação Participante. In: GUIMARÃES, A. Z. Desvendendo Máscaras Sociais. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1980, p. 45-66.
GOFFMAN, E. A Carreira Moral do Doente Mental. In Manicômios, Prisões e Conventos. São Paulo, Perspectiva, 1996, p. 109-144.
HAMMERSLEY, M., ATKINSON, P. Etnografia. Métodos de Investigación. Barcelona, Paidós, 1994.
KERLINGER, F. Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais: um tratamento conceitual. São Paulo, EPU, 1980.
KAPLAN, A. O Experimento In: A Conduta na Pesquisa. São Paulo, EPU/EDUSP, p. 131-176.
LAHIRE, B. Retratos Sociológicos. Disposições e Variações Individuais. Porto Alegre, Artmed, 2004.
MALINOWSKI, B. K. Os Argonautas do Pacífico Ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné melanésia. São Paulo, Abril Cultural, 1984. Introdução: tema, método e objetivo desta pesquisa, p. 17-34.
PASSERON, J-C. História e Sociologia – Identidade social e identidade lógica de uma disciplina. In: O Raciocínio Sociológico. Petrópolis, Vozes, 1995, p. 64-98.
SELLTIZ, C. et al. Métodos de Pesquisa nas Relações Sociais. São Paulo, EPU, 1975.

SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO

CÓDIGO -
568016
CARGA HORÁRIA - 2 créditos - 34h/a.
DOCENTES:
Prof. Dr. Wilson José Ferreira de Oliveira
                Orientadores(as) do Trabalho de Conclusão de Cruso

EMENTA: O objetivo dessa disciplina é fornecer os instrumentos teóricos e metodológicos necessários para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), enfatizando os procedimentos de análise e de interpretação do material coletado, bem como o processo de elaboração e de redação final de seu trabalho de conclusão
UNIDADES E ASSUNTOS
I - Considerações Teóricas e Metodológicas sobre a análise e interpretação do material coletado. II - Procedimentos de Análise e Interpretação dos Dados. III - Redação do Trabalho de Conclusão do Curso

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
SELLTIZ, et al. Métodos de Pesquisa nas Relações Sociais. São Paulo, EPU, 1975.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Edições 70, 1977.
PASSERON, J-C. O que diz uma tabela e o que se diz dela – A linguagem das variáveis e a interpretação nas ciências sociais. In PASSERON, J-C. O Raciocínio Sociológico: o espaço não-popperiano do raciocínio natural. Petrópolis, Vozes, 1995, p. 122-147.
HAMMERSLEY, M., ATKINSON, P. El Proceso de Análisis. In: Etnografia. Métodos de Investigación. Barcelona, Paidós, 1994, p. 191-226.
BOURDIEU, P (coord.). A Miséria do Mundo. Petrópolis, Vozes, 1997. LAHIRE, B. Retratos Sociológicos. Disposições e Variações Individuais. Porto Alegre, Artmed, 2004.
HAMMERSLEY, M., ATKINSON, P. La escritura Etnográfica. In: Etnografia. Métodos de Investigación. Barcelona, Paidós, 1994, p. 227-252.
GEERTZ, C. Obras e Vidas: o antropólogo como autor. Rio de Janeiro, UFRJ, 2002.
CLIFFORD, J. A Experiência Etnográfica. Antropologia e Literatura no século XX. Rio de Janeiro, UFRJ, 1998.

DISCIPLINAS OPTATIVAS

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

CÓDIGO
- 568017
CARGA HORÁRIA - 2 créditos - 34h/a.
DOCENTE: Prof. Dr. Willian Héctor Gómez Soto

EMENTA: I - Introdução: Origem do problema ambiental.  II - O que é desenvolvimento: Interpretações e indicadores de desenvolvimento. Crescimento versus desenvolvimento.
III - Desenvolvimento sustentável: O que é desenvolvimento sustentável. Como se mede.
UNIDADES E ASSUNTOS
I - Introdução: Caracterizando o problema ambiental. Origem do problema ambiental. Manifestações do problema ambiental. Visões pessimistas e visões otimistas. II - O que é desenvolvimento. Crescimento e desenvolvimento. Interpretações e indicadores. III - O que é desenvolvimento sustentável: interpretações e indicadores


ESTADO, POLÍTICA E SOCIEDADE NO RIO GRANDE DO SUL

CÓDIGO
- 568019
CARGA HORÁRIA - 4 créditos - 68h/a.
DOCENTE: Prof. Msc. Luiz Carlos Gonçalves Lucas

EMENTA: O Rio Grande do Sul é marcado por sensíveis disparidades sócio – econômicas entre suas regiões setentrional e meridional, que se manifestam na ocupação do solo, nas estruturas fundiárias, nos níveis e na distribuição da renda, nas características dos processos de industrialização. A disciplina estuda a articulação dessas diferenças com variáveis de natureza cultural e política, no complexo da formação social do Estado.
UNIDADES E ASSUNTOS
1. Formação econômica e social do Rio Grande do Sul: origens históricas das disparidades regionais. 2. Diferenças na estrutura fundiária e na organização produtiva agro - pastoril. 3. Diferenças nos processos de industrialização: relações de trabalho e mercados consumidores. 4. Latifúndio, industrialização escravocrata e economia do desperdício. 5. A sociedade escravocrata: aspectos culturais e auto – imagem das elites. 6. Disparidades regionais no Rio Grande do Sul contemporâneo. 7. Conflitos políticos e sociais: as revoluções das elites. 8. Conflitos políticos e sociais: a presença dos trabalhadores. 9. Partidos políticos e representação regional: da República Velha à Ditadura Militar. 10. Partidos políticos e representação regional a partir da redemocratização de 1985.


GLOBALIZAÇÃO, DEPENDÊNCIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

CÓDIGO
- 568020
CARGA HORÁRIA - 2 créditos - 34h/a.
DOCENTE: Prof. Esp. Paulo Pereira Cava

EMENTA: Pretende-se abordar as perspectivas do desenvolvimento regional a partir de uma interpretação das transformações que se verificaram nas últimas décadas e que podem ser abarcadas sob a designação de globalização. Por outro lado, considera-se fundamental o resgate e recolocação do debate sobre o subdesenvolvimento dos países latino-americanos que se expressou nas idéias de modernização, desenvolvimento e dependência. Afinal, a reflexão sobre a sociedade global reabre questões teóricas e epistemológicas fundamentais: espaço e tempo, micro e macro, singular e universal, estrutura e ação, interdependência e dependência, global, nacional, regional e local, etc. Essa reflexão orientará a identificação e análise dos discursos constituídos para explicar o “atraso” da região sul do Rio Grande do Sul.
UNIDADES E ASSUNTOS
I - Globalização e Neoliberalismo: a) A Globalização e a Crise dos Estados Nacionais. b) A Globalização e o Mundo do Trabalho. c) A Globalização e a Exclusão Social. d) Entre o Local e o Global e) O Neoliberalismo. II - O Desenvolvimento e o Subdesenvolvimento da América Latina: a) Teorias da Modernização. b) Teorias do Desenvolvimento. c) Teorias da Dependência. III - O Desenvolvimentismo no Brasil: a) O Nacional-Desenvolvimentismo. b) O PCB e a Revolução Democrático-Burguesa. c) O ISEB e a Ideologia Nacional-Desenvolvimentista. d) O Desenvolvimento Dependente e Associado. e) A Dialética da Dependência. IV - Os Projetos de Desenvolvimento Regional: a) As Raízes Históricas Do Declínio da Região Sul. b) O Discurso do “atraso” da Região Sul. c) Os Programas de Desenvolvimento.


MOVIMENTOS SOCIAIS E DEMOCRACIA NO BRASIL

CÓDIGO
- 568029
CARGA HORÁRIA - 2 créditos - 34h/a.
DOCENTE: Prof. Dr. Daniel de Mendonça

EMENTA: O objetivo dessa disciplina é examinar o papel exercido pelos movimentos sociais no contexto da abertura política brasileira do autoritarismo à democracia (1978-1985). Apresentar os principais grupos políticos e movimentos populares surgidos no contexto do processo de abertura no Brasil. Examinar a contribuição dos movimentos sociais para o retorno da democracia no Brasil. Examinar o papel dos movimentos sociais no movimento das diretas já e na eleição indireta de Tancredo Neves.
UNIDADES E ASSUNTOS
I - O golpe de 1964 e os primeiros dez anos de regime autoritário. II –Projeto de abertura, processo de abertura e emergência dos movimentos sociais no contexto da ditadura militar. III – Pressão social e ineficiência do Estado autoritário: o papel dos movimentos sociais no processo de redemocratização (de 1978 a 1985).


PARTIDOS, ELEIÇÕES E INSTITUIÇÕES POLÍTICAS

CÓDIGO - 568022
CARGA HORÁRIA - 2 créditos - 34h/a.
DOCENTE: Prof. Dr. Álvaro Augusto de Borba Barreto

EMENTA:
Discussão sobre a configuração do sistema político brasileiro pós-redemocratização, com ênfase à natureza do presidencialismo como forma de governo, à dinâmica das relações entre Executivo e Legislativo, às características institucionais do sistema partidário e do sistema eleitoral brasileiro.
UNIDADES E ASSUNTOS
I – Introdução – O sistema político brasileiro numa abordagem histórica: características e interpretações. II – Presidencialismo: características, peculiaridades e interpretações. III – Atributos do Presidente brasileiro pós-Constituição de 1988. IV – Processo decisório no Congresso Nacional. V – Sistema Eleitoral brasileiro. VI – Sistema Partidário brasileiro.


SOCIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL E REGIONAL

CÓDIGO -
CARGA HORÁRIA - 2 créditos - 34h/a.
DOCENTE: Prof. Dr. Antônio Jorge Amaral Bezerra

EMENTA: Propiciar o aprofundamento e a compreensão de temas fundamentais relativos à esfera do mundo agrário, Demonstrar a crise do modelo hegemônico de desenvolvimento agrário e as suas dimensões econômicas, sociais, ambientais e culturais. Apresentar as perspectivas e potencialidades de uma outra ruralidade e formas de produção.
UNIDADES E ASSUNTOS
1. A crise dos paradigmas: questões ligadas a Sociologia e ao desenvolvimento. 2. Introdução à Sociologia Rural: origens e desenvolvimento. 3. A Sociologia Rural na Tradição Norte-americana (SRTNA). 4. As "novas" propostas de Sociologia referente ao mundo agrário. 5. Abordagens acerca da definição de ruralidade e sua relação com o desenvovimento. 6. As sociedades pré-capitalistas e a transposição do Feudalismo para o Capitalismo: a questão do campesinato. 7. O lugar da agricultura familiar no capitalismo: uma síntese das contribuições na América Latina e no Brasil. 8. Um debate recente: a pluriatividade e o processo de desenolvimento. 9. Abordagens teóricas acerca do desenvolvimento regional: o papel do mundo agrário. 10. As relações homem / natureza: a noção de sustentabilidade no processo de desenvolvimento


TRABALHO, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO

CÓDIGO
- 568024
CARGA HORÁRIA - 2 créditos - 34h/a).
DOCENTE: Prof. Msc. Francisco Eduardo B. Vargas

EMENTA: Análise das transformações do mundo do trabalho, identificando a emergência de novos atores e identidades e as novas formas de conflito, luta e desigualdades sociais nas sociedades contemporâneas. Análise do impacto das transformações do mundo do trabalho sobre o desenvolvimento social, econômico e cultural das sociedades contemporâneas.
UNIDADES E ASSUNTOS
I - Introdução. A categoria trabalho e a centralidade do trabalho nas sociedades contemporâneas. Os rumos da sociologia do trabalho e a problemática do trabalho. A crise do trabalho. II – A categoria trabalho no pensamento marxiano: trabalho e processo de trabalho no capitalismo moderno: uma análise de “O Capital”. III – As transformações no mundo do trabalho e as mudanças no paradigma produtivo. Do taylorismo-fordismo ao toyotismo: as novas formas de acumulação do capital e de gestão do trabalho. IV - A classe trabalhadora e as transformações no emprego. Flexibilização e precarização do trabalho e do emprego. Trabalho, emprego e as metamorfoses da questão social. V – As transformações do trabalho no capitalismo periférico.


TEORIA SOCIAL, GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

CÓDIGO - 568025
CARGA HORÁRIA - 4 créditos - 68h/a.
DOCENTE: Profª Drª Maria Thereza Rosa Ribeiro

EMENTA: Introdução da crítica do pensamento social recente face ao processo de globalização ou mundialização que tem redimensionado o tempo-espaço, as hierarquias sociais, os conflitos sociais e as identidades coletivas sob novas interpretações das questões: Estado-nação, tradicional/moderno, classes e movimentos sociais e desenvolvimento.
UNIDADES E ASSUNTOS
1. Teoria Social, Sociologia e Modernidade. 2. Configurações Institucionais Contemporâneas. 3. Colonialismo, Pós-Colonialismo e Inter-Identidade. 4. Globalização ou Mundialização e o Estado-Nacional. 5. Globalização e Desenvolvimento.


TEORIAS DA DEMOCRACIA

CÓDIGO
- 568026
CARGA HORARIA - 2 créditos - 34h/a.
DOCENTE: Prof. Drª Rosângela Marione Schulz

EMENTA: A proposta da disciplina é analisar o desenvolvimento histórico da democracia e das principais teorias que buscaram a sua interpretação. Esta temática será dividida em três eixos: a democracia clássica, a democracia liberal e a democracia participativa. UNIDADES E ASSUNTOS
Unidade I: A democracia clássica. Unidade II: A democracia liberal. Unidade III: A democracia participativa.


TEORIAS DO COMPORTAMENTO ELEITORAL

CÓDIGO - 568027
CARGA HORÁRIA - 2 créditos - 34h/a.
DOCENTE: Prof. Msc. Vera Lúcia dos Santos Schwarz

EMENTA: Examinar as teorias que fundamental não só a participação política do eleitor, mas também, os fatores subjacentes à formação de preferências partidárias durante os pleitos realizados à nível federal, estadual e municipal.
UNIDADES E ASSUNTOS
I- Dimensões da Cidadania: Delimitação Conceitual; Cidadania Formal x Cidadania Substancial; Cidadania Tutelada; Cidadania Assistida; Cidadania Emancipatória. II- Participação Política: Abstenção Eleitoral; Alienação X Protesto; Formação de Preferência e Opção Política Ideológica. III- Modelos Teóricos: Teoria Psicológica; Teoria Sociológica; Teoria da Racionalidade; Fatores Estruturais; Fatores Conjunturais


TÓPICOS ESPECIAIS

CÓDIGO
- 568028
CARGA HORÁRIA - 2 créditos - 34h/a.
DOCENTE:

EMENTA: O objetivo dessa disciplina é o de permitir o aprofundamento de determinados pontos estudados em disciplinas anteriores ou mesmo analisar perspectivas ainda não estudadas, que podem ou não estar vinculadas a pesquisas de professores e alunos.
UNIDADES E ASSUNTOS
Estudo de temas e/ou autores relacionados à temática sociedade, política e desenvolvimento regional.


DISCIPLINA COMPLEMENTAR

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
CÓDIGO -
CARGA HORÁRIA - 4 créditos - 68h/a.
DOCENTE: Profª Drª. Maria Cecília Loréa

EMENTA: A disciplina caracteriza-se por um espaço de discussão e produção intelectual das principais temáticas que envolvem o Ensino Superior e a universidade brasileira tais como políticas para o Ensino Superior, produção do conhecimento e ensino universitário, formação profissional e práticas educativas na universidade. É oferecida aos estudantes de diferentes programas de pós-graduação da UFPEL, tanto em nível de especialização quanto de mestrado.

 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA  - 2003 - WEBMASTER